Neste Informe vamos ver que o direito à terra dos povos e comunidades indígenas está numa situação de extremo risco de retrocesso, em especial em decorrência de uma coalizão de forças sob a coordenação dos setores interessados no avanço da fronteira da agropecuária sobre as terras indígenas. As vantagens que eventualmente as parte venham a ter com o Acordo entre o MERCOSUL e a União Europeia serão, inversamente, um desastre para os povos e comunidades indígenas no Brasil, se não forem tomadas medidas urgentes para barrar o processo analisado e descrito.
O Informe tem como base uma análise da literatura acadêmica; de documentos de políticas e legislação; de documentos produzidos por entidades da sociedade civil (indígenas, indigenistas, ambientalistas e de direitos humanos); e entrevistas rápidas com informantes-chave.
O relatório foi preparado por Ricardo Verdum, cientista social e doutor em antropologia social da América Latina e Caribe. É coordenador da Comissão de Assuntos Indígenas da Associação Brasileira de Antropologia (CAI/ABA).
El Grupo Internacional de Trabajo sobre Asuntos Indígenas (IWGIA) es una organización global de derechos humanos dedicada a promover y defender los derechos de los pueblos indígenas. Conócenos
Nuestro anuario, El Mundo Indígena, ofrece un informe actualizado de la situación de los pueblos indígenas en todo el mundo. Descargar El Mundo Indígena